Três passos para desenvolver talentos 

0
4

Não existe certo e errado quando se trata de pessoas. Cada um tem o seu crescimento de acordo com os estímulos que recebe e como eles desenvolvem seu caminho profissional. Mas, então, o que levar em conta na hora de desenvolver talentos?

Fonte: Tarsia Gonzalez

 Três passos para desenvolver talentos Outro dia, em uma palestra sobre Gestão de Pessoas, escutei uma comparação que muito me interessou: foi dito que ter uma carreira de sucesso pode ser comparado a ter uma vida saudável ou não. Da mesma forma que somos fisicamente aquilo que construímos, tendo ou não uma musculatura forte e resistente para envelhecer, na vida profissional também somos aquilo que exploramos.

Isso significa que, para sermos um profissional de sucesso, devemos buscar um autoconhecimento constante, conhecer nossos pontos fracos e desenvolver constantemente a nossa musculatura, para nos tornarmos profissionais fortes e poderosos. Mas como realizar esse trabalho de lapidação em nossas equipes?

Primeiro passo – reconhecer os talentos

Saber quem faz parte do seu time é a primeira etapa do desenvolvimento de talentos. Pessoas são diferentes e únicas, entender isso e saber observar quais as qualidades de cada um e para que tipo de tarefas podem ser aproveitadas é o papel do gestor.

Segundo passo – entender as necessidades da sua empresa

Cada empresa, cada cargo e cada momento pedem diferentes qualidades e aptidões de um time. Estar atento para o que é realmente necessário para o bom funcionamento de uma companhia é fundamental. Com isso, é possível realocar, fazer adaptações, modificar descrições de cargos e tarefas.

Terceiro passo –  criar um projeto de assessment

Devemos sempre olhar para dentro da empresa e buscar primeiro possíveis talentos. Assessment é avaliar competências, conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, buscar autoconhecimento e gestão do conhecimento. Com um projeto estruturado, é possível desenvolver e avaliar constantemente os resultados, criando novos desafios e, assim, formando talentos continuamente.

 

Sobre Tarsia Gonzalez

Aos 13 anos, seu sonho era comprar um par de sapatos de salto. O pai disse que, para isso, ela precisaria trabalhar, mas o sonho do sapato foi apenas o estopim para uma carreira sólida, que começou aos 16 anos e resultou na ampliação da empresa, com foco especial na satisfação de seus funcionários, e na presidência do Conselho Administrativo, função que ela desempenha com o talento, foco em resultados sem deixar de lado o coração. Formada em psicologia, Tarsia aprendeu na prática como é alavancar sucessos e deseja levar essa experiência a outras empresas: “meu objetivo é levar o olhar sobre as diferenças e contribuir com minha experiência para que outras companhias possam atingir o nível de governança necessária para o seu sucesso”.

Comentários

commentários