Sabia que cerca de 63,10% dos arquitetos e urbanistas ativos no Brasil são representados por mulheres?

0
5

Trisoft apoia o empreendedorismo feminino 

Debora Barretto é empreendedora e arquiteta há 20 anos, com atuação no conforto acústico de ambientes e estímulo à qualidade de vida das pessoas 

Fonte: Trisoft

Cerca de 63,10% dos arquitetos e urbanistas ativos no Brasil são representados por mulheres, apontam os dados levantados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), índice que tende a aumentar ao longo do tempo, visto que as mulheres registram uma grande parcela entre os estudantes da área. Entre esta parcela temos a visionária Debora Barretto, arquiteta e especialista havida por tendências e novidades no setor de construção civil que influenciam na qualidade acústica dos ambientes.

Profissional, com mais de 20 anos na área, Debora destaca a importância do conforto acústico para a vida das pessoas e relata que desde 1997, quando iniciou a carreira em acústica arquitetônica, o setor era dominado por homens, sendo raras as figuras femininas no universo da acústica do Brasil. Com o passar dos anos, as mulheres foram ganhando seu espaço e transformando a vida das pessoas, assim como Débora faz atualmente, desenvolvendo projetos específicos que através do tratamento da acústica de ambientes, torna-os confortáveis e saudáveis, melhorando significativamente a produtividade e bem-estar das pessoas.

Entre as tendências do setor para 2019, a expert aponta o crescimento do BIM (Building Information Modeling), com a tendência de valorizar a etapa que antecede a obra, e compatibiliza os projetos para otimizar as soluções. “Fico muito feliz em proporcionar felicidade e qualidade de vida às pessoas. Esse é o propósito do meu trabalho, conseguir desenvolver soluções acústicas com precisão e personalidade. Percebemos isso na satisfação de nossos clientes, pois o impacto no conforto acústico é imenso. Adoramos trabalhar com produtos sustentáveis, que oferecem retornos aos proprietários dos imóveis. Sem dúvida, um trabalho muito gratificante por me permitir transformar a vida das pessoas”, destaca Debora Barretto.

A profissional ainda complementa que no setor, de um modo geral, “há uma carência técnica, em termos de conhecimento e especialização das áreas de conforto para obter as melhores soluções de projeto. O uso de softwares e simulações acústicas são fundamentais para obter resultados precisos e reduzir o tempo de execução das atividades durante e após a etapa de projeto, além de gerar menos resíduos ao final de cada obra devido a escolha de materiais mais eficientes. Estamos falando de algo urgente, que precisa de atenção da nossa profissão. Acredito que poderíamos ter normas, legislações, regulamentos e certificações ambientais mais rígidas, para gerar um crescimento positivo do setor”.

Debora Barretto é parceira da Trisoft, maior empresa da América Latina em produção de itens derivados de fibras de garrafas PET e fabricante de produtos voltados para acústica arquitetônica. Sua carreira envolve atuações na área acadêmica, participação ativa em associações, conselhos e comitês técnicos, como SOBRAC, PROACÚSTICA, CAU e ABNT, além da ocupação no cargo de diretora técnica da AUDIUM, empresa-referência no Brasil nas áreas de áudio, acústica, iluminação e térmica em ambientes.

Últimos projetos de Debora Barretto

Cantina Volpi do Shopping Paseo

Atmosfera convidativa para apreciar incríveis massas, com condicionamento acústico proporcionado por painéis nas paredes e Nuvens Trisoft traspassadas, representadas por elementos suspensos no teto do restaurante, promovendo uma função decorativa e aconchegante para os clientes que ali frequentam. Tais painéis, com alta performance acústica que absorvem em ambas as faces os ruídos. Esses elementos suspensos contribuem com a estética de espaços e valoriza o projeto de arquitetura. Atuam também como isolante térmico, são fabricados com lã de garrafa PET, resistentes ao fogo e autoextinguíveis (Classificação II-A da IT 10 do Corpo de Bombeiros).

Créditos: Audium (projeto acústico) e Jose Marcelino (projeto arquitetônico)

Caso Restaurante Manga

Longos períodos para apreciar uma incrível comida exótica marcam a atmosfera do restaurante Manga. A Audium, empresa líder do segmento no nordeste, realizou o projeto de condicionamento acústico, com o intuito de proporcionar um ambiente confortável para uma experiência gastronômica, utilizando por meio de elementos suspensos no teto e com uma diagramação contemporânea, os produtos da Trisoft, intitulados como Baffles em diferentes alturas e Nuvens acústicas traspassadas, possuem característica peculiares. A proposta do trabalho foi aliar beleza e sofisticação com conforto, levando sempre em conta os cinco sentidos do corpo humano na hora de projetar.

Créditos: Audium (projeto acústico) e Simone Ferraro (projeto de interiores)

 

SAC Trisoft:+55 (11) 4143-7900| www.trisoft.com.br

Sobre a Trisoft
A Trisoft é a maior empresa da América Latina em produção de itens com lã de PET. Atuando há mais 55 anos no mercado, com qualidade, seriedade e responsabilidade sócio ambiental, investe em tecnologia para o desenvolvimento de produtos, transformando a despoluição do planeta em matérias primas para fazer produtos que melhoram a vida das pessoas. Seu objetivo é revolucionar o mercado, promovendo sustentabilidade e a possibilidade cada vez maior das empresas aderirem à logística reversa.

Comentários

commentários