O planejamento tributário como abertura para alavancar os negócios em 2018

0
14

Diretor da Fradema comenta que utilizar-se de opções que tornem o caminho menos árduo e o negócio mais seguro pode ser o ponto determinante para a consolidação do sucesso

Fonte: Fradema

O empreendedorismo é composto por uma tomada de decisões, escolhas estas que implicam em riscos e desafios, inovações, postura, sonhos, criatividade. Em tempos de crise, a situação acaba se tornando mais desafiadora ainda, e para se obter resultados satisfatórios em um investimento são necessários vários fatores, entre eles, poderíamos citar o capital de giro, preparo para administrar o negócio, conhecimento e afinidade do ramo escolhido e sem sombra de dúvidas o planejamento tributário.

Dentro deste contexto, utilizar-se de opções que tornem o caminho menos árduo e o negócio mais seguro, pode ser o ponto determinante para a consolidação do sucesso. Mas, como empreender em um país onde as cargas tributárias são tão altas?

Com um dos impostos mais caros do mundo sobre as empresas, não é tarefa fácil manter um negócio no Brasil. Inteiramente ligado ao desempenho econômico de um país, o sistema tributário pode garantir, ou não, através das taxas, possibilidades mais competitivas e favorecer o crescimento de novas economias, um constante desafio aos investidores.

A legislação tributária brasileira é complexa, e analisar o regime de tributação em que melhor se enquadre a empresa e os impostos a serem pagos, pode ser uma empreitada, de longe, bem complicada, entretanto, necessária.

Independentemente do tamanho ou do tipo do empreendimento, planejar todos os passos significa diminuir os riscos de falência e com o atual cenário econômico, o plano tributário torna-se essencial para que uma empresa possa se manter competitiva em seu ramo de atividade.

De acordo com Francisco Arrighi, diretor da Fradema Consultores Tributários, num primeiro momento a empresa deve se atentar à definição do regime tributário a ser adotado para o próximo ano. O empreendedor deverá definir a estratégia tributária e escolher entre os regimes, Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Arbitrado ou Lucro Real, além da escolha se o regime deve ser de caixa ou de competência.

“É importante ressaltar que nem sempre o Simples Nacional será a melhor estratégia de tributação, já que ele muitas vezes poderá ser mais caro, dependendo da atividade e volume previsto de faturamento”, explica Arrighi.

“A partir de 2018 entram novas tabelas do Simples Nacional com aumento das faixas e de alíquotas, logo, o estudo com um consultor será de extrema importância para que a empresa, que já tanto sofre com a carga tributária no Brasil, não pague mais tributos que o desejado. Desta forma, precisarão ser analisados diversos aspectos, especialmente em relação ao volume de faturamento, número de empregados e incidência ou não na ST (substituição tributária) sobre os produtos, sendo preciso até mesmo conhecer qual o destino final das mercadorias que serão comercializadas para uma perfeita apuração”, explica Arrighi.

A nova legislação aprovada pela CLT também não deve ser esquecida, já que introduz a contratação de funcionários terceirizados de forma mais detalhada, onde os custos diretos com as contratações podem ser menores e em alguns casos desqualificará a opção de regime no Simples Nacional.

E para diminuir a incidência de grandes cargas tributárias, é valido lembrar que grandes consultorias, como a Fradema, possuem ferramentas eletrônicas que checam e apuram os tributos com todos os aproveitamentos de créditos, auxiliando assim as empresas na escolha correta do Regime de Tributação. Esta é uma inteligente opção para garantir os lucros.

Sobre a Fradema Consultores Tributários

Com atuação desde 1988, a Fradema Consultores Tributários possui forte atuação no contexto judicial e administrativo nas esferas federal, estadual e municipal, com sedes em todo o território nacional como nos estados do Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Amazonas.

A empresa elabora com eficiência e competência, defesas e pareceres, revisando todos os procedimentos a serem feitos baseados na legislação, a fim de tomar medidas apropriadas para cada caso. Tudo fundamentado em um planejamento cuidadoso e de uma supervisão fiscal permanente por parte da empresa. Por conta disso, hoje, a Fradema Consultores Tributários é uma das maiores e mais tradicionais empresas de consultoria tributária do País.

Os escritórios contam com um sistema informatizado desenvolvido pela própria Fradema nas áreas trabalhistas, contábil, fiscal, financeira, societária, gerencial e soluções via internet através de parcerias com empresas especializadas e para o total sucesso, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados e capacitados nas áreas onde atuam, utilizando-se ainda de colaboradores e consultores externos quando necessário.

Site: www.fradema.com.br | [email protected]

Comentários

commentários