Malabo conta os erros comuns na hora de ensinar os cães a fazer xixi

0
8

Erros comuns na hora de ensinar os cães a fazer xixi

Fonte: Malabo

Quem nunca teve dúvidas na hora de ensinar o cão a fazer xixi no lugar certo? Quem não conhece cães que continuam fazendo xixi errado mesmo depois de adultos?
Isso acontece porque muitos tutores não conseguem ensinar, mesmo quando os cães ainda são filhotes.
Porém, não adianta continuar tentando ensinar de forma errada. Por isso, saiba quais são os erros mais comuns na hora de adestrar seu cãozinho:

1. Escolha do lugar errado

Cães não vão fazer xixi e cocô perto de onde dormem e comem. Sempre coloque o local do xixi o mais afastado possível da comida, da água e da caminha.

2. Deixar o filhote solto pela casa

Filhotes ainda não tem o total controle da bexiga e não vão procurar muito para achar o local correto. Sem contar que um lugar muito grande oferece inúmeras atividades e distrações, o que facilita ainda mais o erro do xixi e do cocô. O confinamento é fundamental na primeira fase do adestramento. Não tenha pena do seu cachorro: cães se sentem seguros em espaços menores, ao contrário do que se pensa. Assim, reserve um local onde seu cachorro permanecerá 24 horas por dia. Pode ser a cozinha ou a área de serviço. Evite quintais e varandas, pois seu cachorro não deve ficar o tempo todo do lado de fora. Neste lugar deve ficar a caminha e o potinho de água em um canto, e o tapete higiênico o mais afastado possível. No início você pode cobrir tudo com tapete higiênico e ir retirando aos poucos.

3. Dar bronca quando ele erra

É comum brigam com o cachorro quando ele faz o xixi ou o cocô no lugar errado, e alguns chegam a esfregar o focinho do cachorro no xixi para ele “ver o que fez”. Isso não funciona. Brigar com seu cachorro quando ele faz xixi vai fazer com que ele tenha medo de fazer xixi na sua frente, pois pra ele, fazer xixi é errado. Nesses casos, o que mais acontece é que o cão espera você sair de casa pra fazer xixi e cocô por toda a casa. Provavelmente ele aprendeu que era errado fazer as necessidades na sua frente.

Comentários

commentários