Faça um investimento emocional!

0
44

As pessoas costumam adiar seus sonhos sob o pretexto de que dependem de condições ideais. Porém, não são raros os casos em que elas se decepcionam com a vida que levaram e o remorso chega tarde demais. Elas deixaram de investir em suas emoções positivas, não aplicaram o suficiente em seus relacionamentos e o resultado pode ser um ciclo depressivo e outros problemas.

Combinar a lógica exigida na vida profissional à inteligência emocional, é um dos desafios mais instigantes da atualidade. Daniel Goleman revolucionou e promoveu o renascimento da psicologia, com contribuições relevantes aos terapeutas, coaches e líderes, levantando diversas questões sobre o universo das emoções e sua relação com a felicidade. Assim como a educação financeira é importante para garantir rendimentos no presente para o futuro, é necessário realizar ações que equivalem a esses investimentos no campo emocional, pois as pessoas que vivem felizes apresentam um traço em comum: a força e solidez de seus relacionamentos pessoais. Discutir se o dinheiro traz felicidade é como debater sobre o sexo dos anjos. Os benefícios que o dinheiro traz são maiores que os problemas. Porém, não é tudo. As pessoas podem ser felizes com muito pouco ou infelizes mesmo sendo milionários. A busca por compensações materiais pode restringir as alegrias da vida à obtenção de aspectos de utilidade: momentâneo, específico e limitado.

A felicidade é muito mais que uma sucessão de momentos de alegria, pois é um estado de plenitude e não depende apenas da satisfação efêmera de conquistas ou golpes de sorte. Investir em relacionamentos saudáveis é tão importante quanto confirmar bons saldos em caixa. São essas memórias que vão reforçar a confiança e fé na vida, ao relembrar das pessoas que tiveram papel importante na carreira, nos inícios e transições difíceis, outras que estiveram presentes em momentos felizes e de conquistas. Em resumo, a qualidade da vida está intimamente relacionada à sensação de gratidão e alegria dos momentos que constroem a experiência na história de cada um.

Comentários

commentários