Esponjas de maquiagem: como usar e limpar

0
92

Fonte: Mariana Mizael

esponjas-de-maquiagem-como-usar

Saiba quais as vantagens das esponjas de maquiagem, como usar, e como prolongar a vida útil limpando da forma correta!

Meninas! As esponjas de maquiagem tem ganhado cada vez mais espaço entre as mulheres. O produto em si não é novidade no mercado – usamos esponjinhas de blush desde os primórdios da maquiagem -, mas a grande sacada é o material, cada vez mais moderno e versátil, diferente das esponjas de antigamente. Hoje você tem opção de formatos mais práticos e úteis, mais fáceis de aplicar.

Indicadas para produtos de textura líquida e cremosa, as esponjas podem substituir os pincéis, mas nem sempre são a melhor escolha. As esponjas 3D não são indicadas para aplicar pó, e sim bases e corretivos. Caso queira aplicar o pó, aposte nas esponjas felpudas e com textura aveludada.

Esponja x pincel

Na briga entre os dois aplicadores, o pincel ainda leva a melhor: a esponja é boa, pois atinge certos lugares que o pincel não alcança. Mas em questão de acabamento, quem vence é o bom e velho pincel.

Por outro lado, a esponja é mais prática e, diferente do pincel, tem uma vida útil menor. Em termos de custo, elas são mais econômicas. Mas é necessário ter cuidado pois elas acabam, por natureza, absorvendo mais produto do que o pincel.

Como usar

Atenção ao aplicar o produto com a esponja, pois você pode acabar retirando a maquiagem já realizada. O ideal sempre é dar batidinhas no rosto. Assim, você deposita o produto sem danificar a pele que já preparou antes.

Não importa o formato (3D ou plana), lembre-se de nunca esfregar a esponja da mesma maneira que você aplica o produto no pincel: são ferramentas diferentes!

Uma dica esperta é usar a esponja um pouco úmida: umedeça levemente e, logo depois, aplique o produto nas mãos ou diretamente na esponja. Dê pequenas batidas na pele, espalhando o produto.

Outra dica importantíssima é não guardar a esponja suja em cima do pó, no caso daqueles estojos que vem com a esponjinha acoplada, pois eles acabam absorvendo o resto de maquiagem presente nela.

Você também pode aproveitar o formato das esponjas 3D e “acompanhar” os desníveis do rosto, virando-as de lado.

Como limpar

O ideal é usar água fria e sabonete neutro, e esfregar a esponja até ela começar a soltar espuma. Confira o passo a passo da Quem Inspira:

 

1. Deixe a esponja debaixo da água fria por alguns segundos;
2. Aplique sabonete neutro ou xampu neutro por toda a circunferência;
3. Esfregue a esponja até fazer espuma;
4. Vá retirando o excesso com um papel toalha. Repetir os passos até total limpeza.

Tipos de Esponja

Gota

 

Ótima para aplicar base. A parte inferior, mais gordinha, é para as áreas maiores do rosto; já a ponta, mais fina, alcança cantinhos mais difíceis, como abas do nariz e olheiras.

Retangular

 

O formato tradicional é boa opção para quem está começando a usar a esponja. Funciona especialmente bem para passar base em regiões maiores, como testa e pescoço.

Redonda

 

É a mais versátil, podendo ser usada também com o pó compacto – sua forma não deixa que o produto fique marcado demais no rosto. Use também para tirar os resquícios de sombra que caem embaixo dos olhos.

Minigota

esponja-maquiagem_2

A ponta em miniatura permite aplicação precisa do corretivo nas olheiras (até no canto interno dos olhos) e também em pontos específicos, como espinhas.

Triângulo

 

Para base ou corretivo, também é adequada para áreas menores (o triângulo é destacável). Costumam ser descartáveis; portanto, são mais higiênicas.

Redonda e achatada

 

Indicada para o contorno do rosto. Use um corretivo mais escuro na linha dos ossos das maçãs para realçar os traços.

Cilíndrica

 

Também para o contorno, deixa o produto menos marcado na pele. Porém, a falta de firmeza do material exige mais destreza no manuseio.

Beauty Blender: minha preferida!

 

Na minha opinão, a melhor das melhores! E usando umedecida com água termal ou Fix + da MAC, a maquiagem dura infinitamente mais! Fernanda Tórtima também recomenda.

E você, gosta das esponjas, ou é fã incondicional dos pincéis? Quero saber!

Comentários

commentários