Eleições X Redes Sociais

0
85

As eleições e os perigos da atuação dos robôs, ou bots, nas redes sociais

Hacker do bem ensina como identificar perfis suspeitos

Com as campanhas eleitorais cada vez mais aquecidas e face aos últimos acontecimentos, como o ocorrido ao candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, é importante ficar atento às postagens e comentários nas redes sociais. Afinal, nem tudo que foi postado, compartilhado e comentado é verdade. Nestes canais de comunicação, há a atuação de robôs, também chamados de bots.

 

Como é a atuação dos robôs ou bots

Estes robôs são programas conectados na Internet com a finalidade de postar, curtir, compartilhar e seguir, simulando interações de pessoas reais. Podem compartilhar e postar conteúdo viral para atrair seguidores e curtidas, assim como curtir e seguir contas para que as pessoas os sigam de volta. Uma postagem pode ganhar popularidade pela atuação de um bot, que a impulsiona imitando os movimentos virais de curtir, comentar e compartilhar. Além disso, os mais maléficos podem denunciar contas de pessoas que utilizam corretamente as redes sociais, para que estas sejam suspensas.

 

Os robôs e as eleições

Em tempos de eleições, os bots podem ajudar na viralização de post de propaganda, de fake news ou mesmo fazer difamações ao curtir, comentar e compartilhar postagens. E ação vai além, uma vez estes que podem influenciar na popularidade de um candidato, trazendo mais seguidores quando curtem e seguem outras pessoas.

 

Para evitar problemas, Fernando Azevedo, sócio da empresa de reputação online Silicon Minds, defende que “a população deve se conscientizar de que robôs existem e são atuantes. Já os candidatos e suas equipes de comunicação devem ficar atentos para detectar contas suspeitas, fake news, difamação e calúnia nas redes sociais o mais rápido possível, e avisar à imprensa e o TSE. Também podem pedir aos seus eleitores que reportem às redes postagens com similar conteúdo”.

 

Vale ressaltar que difamação, calúnia e fake news podem gerar um grande escândalo, não importa se feitas por robôs ou contas anônimas criadas manualmente por pessoas.

 

Identificando robôs nas redes sociais

Segundo o especialista, “o Facebook e o Twitter estão trabalhando na detecção destas contas e ações realizadas por estas”. Geralmente, estes perfis são provenientes do mesmo IP e/ ou originados de endereços de emails temporários, ficam ativas 24/7 (vinte e quatro horas por dia/ sete dias por semana), repetem os comentários incessantemente, curtem e seguem pessoas que interagem com determinadas contas e podem fazer posts programados todos os dias sobre um único assunto.

 

Para ajudar a identificar perfis suspeitos, Azevedo preparou um passo a passo:

1) Verifique se o nome de conta tem nome de pessoa ou empresa que pareça ser séria.

Robôs usam números e símbolos para registrar nomes de usuários ainda não existentes, por exemplo “Azevedo49524”;

2) Pesquise se é conta recente;

3) Analise se tem site, descrição, foto pessoal e outros dados e informações que uma pessoa teria o tempo e cuidado para colocar no perfil;

4) Se a conta fala de um único assunto é grande a probabilidade dela ser falsa;

5) Investigue se a conta utiliza sempre os mesmos textos nos comentários;

6) Analise se a conta fica comentando, postando e curtindo o tempo todo, inclusive em horários de pouquíssimo movimento, como as madrugadas de segunda-feira;

7) Verificar se a conta interage com a sua se você curtir ou comentar um perfil que ela parece estar tentando promover.

 

Sobre Fernando Azevedo

Fernando Azevedo é sócio da Silicon Minds, empresa de marketing digital e reputação online. É engenheiro eletrônico, elétrico e industrial formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e graduado em MBA Fundação Getúlio Vargas. Em 2014, foi para os Estados Unidos, onde estudou Desenvolvimento na Web e Tecnologias da Internet na University of California Santa Cruz – Extensão do Vale do Silício e também Certificação de Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Stanford. É autor dos livros “Os segredos de Reputação Online”, “O negócio sujo das Fake News”, “Como se defender de cyberbullies e trolls” e “Hackers Expostos: Descubra o mundo secreto dos crimes virtuais”.

https://www.amazon.com.br/s?i=digital-text&rh=p_27%3AFernando+Uilherme+Barbosa+de+Azevedo&s=relevancerank&text=Fernando+Uilherme+Barbosa+de+Azevedo&ref=dp_byline_sr_ebooks_1

 

 

Sobre a Silicon Minds

A Silicon-Minds busca maneiras efetivas para marcas e pessoas físicas conquistarem uma presença positiva online, por meio de E-Commerce, Seo, Apps e Online Reputation. A empresa de reputação online é americana, fundada em 2014 por brasileiros, com sede em Miami e Vale do Silício. O serviço de marketing pessoal e reputação online consiste em práticas éticas e legais de aumento fatores de ranqueamento em mecanismos de busca e redes sociais usando conteúdo positivo visando a melhoria da reputação e defendendo de forma legal clientes de conteúdo ofensivo e pejorativo. O processo ainda envolve a melhoria contínua de atividades dos nossos clientes e ajuda à pessoas que sofreram experiências insatisfatórias. Trabalhamos na defesa legal de vítimas de difamação, calúnia, perfil falso, fake news, cyberbullying e cyberstalking. Somos defensores de uma internet mais segura e justa. O gerenciamento da reputação online é hoje imprescindível para pessoas físicas e jurídicas.

silicon-minds.com | 415 316 7363

reputationbrazil.com/

Comentários

commentários