Cofibam: uma história de persistência e transformação 

0
17

Líder mundial em cabos vulcanizados atua há mais de 45 anos fabricando condutores isolados em fibra e borracha vulcanizada 

A Cofibam foi fundada no Brasil em 1973 com o propósito de ser uma indústria de condutores elétricos e atuar em um mercado pouco explorado. A empresa, que é líder mundial na fabricação de cabos especiais representa cerca de 40% desse mercado, e já registrou cerca de 30% do mercado mundial em fabricação de cabos para compressores herméticos. Os lançamentos dos cabos de silicone singelo e múltiplo também lhe garantiram a posição de maior fabricante no segmento de cabos especiais. Com uma história de perseverança e uma equipe altamente qualificada, a Cofibam cresceu com o objetivo de focar o negócio e torná-la como uma das líderes mundiais no setor.

Linha do tempo

Em 1993 a empresa decidiu vender parte das suas cotas para a Lopesco, cujo objetivo era investir em novos maquinários. A partir disso a empresa passou a ter sua sede própria na cidade de Carapicuíba, em São Paulo, representada por um galpão de 6500m² projetado para a fabricação de cabos especiais. Nesse mesmo ano a empresa investiu US$ 3 milhões em um acelerador de elétrons de última geração, também conhecido como irradiador. O investimento destinou-se a pesquisa e produção de cabos para a indústria automobilística. A empresa passou a desenvolver cabos com vários tipos de compostos como neoprene, EPDM, Teflon, CPE, Polietileno irradiado e um aumento exponencial nas vendas dos cabos isolados em silicone. Todos esses investimentos possibilitaram a empresa entrar em vários segmentos, como siderurgia, motores elétricos, automobilística, eletrodomésticos, iluminação, naval, mineração e outras.

Em 2013 a Cofibam foi adquirida pelo grupo Adeste, dono de oito empresas, em quatro segmentos diferentes. Desde então a empresa é líder na fabricação de fios e cabos elétricos, desenvolvendo e produzindo condutores capazes de suportar de -70°C a 1.000°C isolados em fibra de borracha vulcanizada. A empresa é dedicada em inovação, alta capacidade técnica para o desenvolvimento de projetos personalizados e na aplicação de cuidadosos controles de medição e ensaios contínuos.

Saiba mais em: www.cofibam.com.br | 11 4182-8500 | [email protected]

 

Comentários

commentários