Cofibam leva energia para a Estação Antártida

0
48

A marca Cofibam, líder em fabricação de cabos especiais, já era sinônimo de liderança desde quando foi solicitada para desenvolver um projeto pioneiro, que entraria para a história como um dos mais complexos e desafiadores trabalhos realizados pela Engenharia da empresa.

Em parceria com a Marinha Brasileira, a Cofibam desenvolveu cabos de alimentação responsáveis pela energia gerada na Estação Antártida Comandante Ferraz (EACF), inaugurada no início da década de 80. As grandes dificuldades encontradas para o desenvolvimento desse projeto foram as barreiras impostas pelas características naturais da Antártida, uma vez que o cabo seria transportado pelo Navio Oceanográfico Barão de Teffé e poderia não suportar as exigências climáticas e de transporte na longa viagem até o continente gelado. O desafio da Engenharia da Cofibam foi criar um isolante especial para que o cabo conseguisse suportar todas as etapas da viagem, que começaria no Navio Oceanográfico e depois seria lançado por um helicóptero até um local com muitas pedras. Com todos os obstáculos vencidos, o Cabo Cofibam seguiu seu destino através dos mares e até hoje é o responsável por manter ativa a Estação Científica Brasileira, que é uma das poucas a ter o direito de explorar as maravilhas e mistérios do Continente Antártico.

Sobre a Antártida

A Antártida ocupa uma área de 14 milhões de quilômetros quadrados, é rodeada pelo Pólo Sul e cercada pelo Oceano Antártico, que fica entre o Oceano Pacífico e o Atlântico. Devido ao frio intenso e ventos violentos, a região está permanentemente coberta pelo gelo e possui condições desfavoráveis para quase todo meio de vida, exceto para alguns animais como focas, pinguins e baleias. Os primeiros exploradores a fincarem a bandeira no Pólo Sul, chegaram somente no ano de 1912 e o mapeamento do relevo foi feito por fotografias aéreas, única forma possível para atravessar o gelo. Além do Brasil, que aderiu ao Tratado da Antártida no ano de 1975 e com a Estação Antártida Comandante Ferraz (EACF) inaugurada nos anos 80, outros países têm base científica no continente: Argentina, Austrália, Chile, China, Estados Unidos, França, Itália, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido, entre outros.

Sobre a Cofibam

Fundada no Brasil em 1973 com o propósito de ser uma indústria de condutores elétricos e atuar em um mercado pouco explorado, hoje ocupa a liderança nacional na fabricação de cabos especiais. Em 1993 foi adquirida pelo Grupo Lopesco, passando a atender setores anteriormente não atendidos. Seu histórico de perseverança e uma equipe altamente qualificada lhe garantem mais de 30 projetos homologados junto às maiores certificadoras de produtos mundiais, além do Prêmio Top Engenharias 2018 – que elege as melhores empresas brasileiras em engenharia.

Saiba mais em:

www.cofibam.com.br | 11 4182-8500 | [email protected]

Comentários

commentários