Cabos Cofibam resistentes a roedores

0
56

Os cabos elétricos, dependendo de sua aplicação, são expostos às condições mais severas como contato com solventes e fluídos degradantes, altas e baixas temperaturas, impactos mecânicos, radiações UV, entre muitas outras. E não são somente os agentes físicos que podem degradar um cabo elétrico. Em algumas aplicações, como instalações a bordo de navios, é muito comum o ataque por roedores.

Os animais atacam a cobertura e isolação do cabo, deixando os condutores expostos, promovendo curtos-circuitos nas instalações e, consequentemente imensos prejuízos por paradas no abastecimento de energia e reparos e/ou troca dos cabos. Existe ainda um agravante: algumas instalações geram frequências que atraem ratos, promovendo ainda mais o número de casos de falha por esta causa.

Com o problema crescendo em escala, os fabricantes utilizavam compostos especialmente formulados, contendo veneno e substâncias tóxicas. Esse fato minimizava os estragos ocasionados pelos roedores, porém traziam novos problemas, durante o processamento desses compostos e disposição final, após vida útil do cabo. Recentemente, com a evolução tecnológica, novos sistemas de armação para os cabos foram desenvolvidos e incorporados, visando impedir que os roedores alcançassem a isolação dos cabos, mantendo a instalação íntegra.

A Cofibam disponibiliza cabos para uso naval, a classificação XTFX. Os produtos que apresentam essa denominação possuem uma armação coletiva, desenhada para promover resistência ao tracionamento, proteção contra agressões mecânicas externas e, também, ao ataque de roedores. Complementarmente, os produtos dessa família são isentos de halogênios, atóxicos e com baixa emissão de fumaça quando sob queima.

Sobre a Cofibam

Fundada no Brasil em 1973 com o propósito de ser uma indústria de condutores elétricos e atuar em um mercado pouco explorado, hoje ocupa a liderança nacional na fabricação de cabos especiais. Em 1993 foi adquirida pelo Grupo Lopesco, passando a atender setores anteriormente não atendidos. Seu histórico de perseverança e uma equipe altamente qualificada lhe garantem mais de 30 projetos homologados junto às maiores certificadoras de produtos mundiais, além do Prêmio Top Engenharias 2018 – que elege as melhores empresas brasileiras em engenharia.

Saiba mais em:

www.cofibam.com.br | 11 4182-8500 | [email protected]

Comentários

commentários