Flávio Ítavo dá 3 dicas infalíveis para recuperar uma empresa

Flávio Ítavo dá 3 dicas infalíveis para recuperar uma empresa


Para o especialista, cada empresa é um organismo único, mas algumas dicas são infalíveis e podem ajudar todos os tipos de companhias a se reorganizarem.

Fonte: Flávio Ítavo

Com mais de 30 anos de expertise em recuperação de empresas, Flávio Ítavo dá 3 dicas infalíveis que podem ajudar na hora de iniciar uma recuperação. Ele explica: “Não há como determinar qual a sequência de eventos que pode ou não funcionar na recuperação de uma empresa de forma genérica, já que empresas são como organismos vivos, complexos e muito instáveis. Mais ou menos como flocos de neve, não há duas iguais. Por outro lado, se desconsiderarmos a sequência dos eventos, podemos sim indicar 3 situações que não falharão na superação de crises agudas e significativas”. Veja:

 

1º – Tenha seu caixa muito bem controlado.

Crescer rápido no Brasil é coisa para os que sabem o que estão fazendo. O primeiro conselho pode parecer uma obviedade, não é. Se você está em crise seu caixa está ou estará logo em crise. Controlar com disciplina o caixa já não é o ponto forte das médias e pequenas empresas, principalmente das que cresceram rápido na esteira de uma ideia bem-sucedida.

Flávio é objetivo: “aumente seus controles sobre a cobrança, torne seus negociadores mais duros e implemente uma disciplina férrea sobre as negociações com fornecedores. Planeje no detalhe”. Ele conta: “Em um dos turnarounds que realizamos, na primeira semana de junho determinamos uma série de coisas que deveriam acontecer para que o dinheiro não acabasse totalmente no dia 05 de dezembro. A data ficou marcada na cabeça dos mais de 35 funcionários do departamento financeiro, que se mataram para conseguir realizar todos os objetivos. No final, vimos que a data estava errada: caso não tivéssemos conseguido realizar as tarefas, o dinheiro teria acabado no dia 07 de dezembro”.

 

2º – Renegocie tudo o que puder ser renegociado, mas seja realista!

Renegociar dívidas com fornecedores, bancos e funcionários é sempre possível. O que não é possível é fazer promessas que não poderão ser cumpridas. Para Flávio, em boa parte das vezes a recuperação falha não por conta do valor da dívida, mas pela falta de credibilidade causada pela incapacidade de gerenciar e controlar o caixa alinhando os compromissos. “Sempre digo que um fornecedor que aceita alongar por 30 dias o recebimento, aceitaria também alongar por 40 dias a mesma dívida. O que não é possível é prorrogar o título por 30 dias e não o pagar na data”.

 

3º – Alinhe sua comunicação!

O especialista revela: “é muito comum ao chegar numa empresa, no começo da entrevista, não entender a razão de estarem conversando comigo. As empresas sempre estão em um ‘mar de oportunidades’. O mercado é sempre crescente e as ‘coisas’ vão sempre dar certo e se ajeitar”. Ele pondera que é preciso vender a ideia de que a empresa tem chances, sim, de se recuperar, para que todos estejam esperançosos e se empenhem nesse objetivo, mas que não comunicar para ninguém qual a real situação da empresa, gera uma ausência de credibilidade muito maior do que o contrário: “funcionários tem acesso a uma parte da situação, fornecedores conversam entre si, bancos acompanham sua performance. Trocando em miúdos, se alguém tentar montar o quebra-cabeças sem um guia, certamente vai montar com as peças mais feias. Transparência e alinhamento de discurso é sempre a melhor saída”, enfatiza.

 

Sobre Flávio Ítavo

Executivo com experiência em empresas multinacionais e nacionais de grande porte de diferentes segmentos como Danone, Warner Lambert, Bunge Alimentos, Coty Inc, KPMG, Belsonno, Grupo Canopus e Grupo Niponsul, em posições de Gerência Geral e Diretoria Financeira, de Produção e Vendas, e em Turnaround de empresas como Avis Renta a Car e Cofibam, Fávio Ítavo especializou-se na recuperação de companhias e no redirecionamento para alavancar vendas e resultados. Ao longo de 30 anos, Flávio construiu uma carreira sólida como negociador, na criação de alianças, joint ventures, compra e venda de empresas, desenvolvedor de estratégias e táticas de sucesso, criador e iniciador de novos segmentos, produtos e mercados. Hoje, é um dos maiores especialistas em Turnaround, focando seus esforços na recuperação de grandes empresas e readequação aos novos tempos do mercado.

 

Saiba mais:

Flávio Ítavo | flavioitavo.com.br | flavio_itavo@uol.com.br