Empresas estrangeiras que estão deixando o Brasil contratam Consultorias para liquidar ativos aqui investidos 

Empresas estrangeiras que estão deixando o Brasil contratam Consultorias para liquidar ativos aqui investidos 


Fradema fala sobre as questões tributárias que incidem sobre a operação

Fonte: Fradema

Diante do cenário econômico brasileiro no último semestre de 2016, algumas corporações estrangeiras, como é o caso da espanhola Amper, voltada aos serviços de telecomunicações, liquidarão seus ativos no Brasil ainda no primeiro sementre de 2017. A falta de lucratividade em solo brasileiro por parte de algumas multinacionais, fez com que estas traçassem novos planos de venda para a marca onde o Brasil não estaria inserido.

De acordo com Francisco Arrighi, diretor da Fradema Consultores Tributários, os recentes escândalos, especialmente o da LAVA JATO, influenciaram em muito a saída destas empresas, até porque, muitas delas vieram para o Brasil dispostas a participar de licitações e desenvolver licitamente suas atividades, mas ao que parece, na verdade acabaram sendo envolvidas em um esquema de corrupção de tamanha magnitude que consequentemente as levou as condições que hoje as fazem voltarem para seus países somando verdadeiros prejuízos, ‘”quase incalculáveis”, diz Arrighi.

Ainda de acordo com o diretor da Fradema, neste momento se faz necessários por parte dessas corporações a atuação de uma consultoria especializada, pois, o fechamento desordenado das atividades pode ainda lhes trazer graves consequências . É preciso que seja realizado o pagamento efetivo de todos os funcionários e que as obrigações tributárias estejam em perfeita ordem. Para isso, a consultoria contratada deverá ter expertise em liquidação e encerramento de atividades, com o intuito de que a empresa não perca a personalidade jurídica.

Em média, os trâmites para o encerramento das atividades duram 1 ano, mas podem chegar à três, já que muitos dos compromissos assumidos dependem da lenta justiça brasileira, o que também acarretará no atraso da saída da empresa.

Mas os prejuízos não ficam somente do lado lá, já que, a saída dessas multinacionais consequentemente culmina em demissões em massa, visando que, na maioria dos casos, tratam-se de profissionais contratados com altos salários.

“Daqui para frente será necessário que se faça um Brasil com significativo crescimento, para que assim seja possível trazermos novas empresas para o país”, finaliza Arrighi.

Sobre a Fradema Consultores Tributários

Com atuação desde 1988, a Fradema Consultores Tributários possui forte atuação no contexto judicial e administrativo nas esferas federal, estadual e municipal, com sedes em todo o território nacional como nos estados do Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Amazonas.

A empresa elabora com eficiência e competência, defesas e pareceres, revisando todos os procedimentos a serem feitos baseados na legislação, a fim de tomar medidas apropriadas para cada caso. Tudo fundamentado em um planejamento cuidadoso e de uma supervisão fiscal permanente por parte da empresa. Por conta disso, hoje, a Fradema Consultores Tributários é uma das maiores e mais tradicionais empresas de consultoria tributária do País.

Os escritórios contam com um sistema informatizado desenvolvido pela própria Fradema nas áreas trabalhistas, contábil, fiscal, financeira, societária, gerencial e soluções via internet através de parcerias com empresas especializadas e para o total sucesso, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados e capacitados nas áreas onde atuam, utilizando-se ainda de colaboradores e consultores externos quando necessário.

Site: www.fradema.com.br | fradema@fradema.com.br