Com prazos prorrogados, profissionais das áreas contábeis devem estar atentos ao Bloco K 

Com prazos prorrogados, profissionais das áreas contábeis devem estar atentos ao Bloco K 


Você sabe o que é Bloco K? Fradema comenta sobre a parte integrante da EFD, suas obrigações e prazos

Fonte: Fradema

Com prazos prorrogados, profissionais das áreas contábeis devem estar atentos ao Bloco K Parte constituinte da EFD, o Bloco K consiste no livro registro de controle de produção e estoque na versão digital. Apresentando uma fiscalização mais rigorosa, a norma contribui para que a Receita Federal tenha um maior acesso a cada operação exercida, como da projeção do estoque de matéria-prima até o produto acabado, bem como a industrialização realizada, o que dificulta a ação de empresas que tentam burlar o Fisco.

Como o objetivo da RFB é abolir a sonegação, as empresas que são idôneas, porém, não apresentam um controle efetivo da produção e estoque, também poderão ser penalizadas. Diante desta realidade é de extrema necessidade que um melhor planejamento seja realizado por parte da área contábil das indústrias, e os mesmos estejam atentos aos novos prazos, afim de não sofrerem duras autuações no futuro.

Os prazos que variam de acordo com o faturamento anual da empresa, sofreram alterações ao decorrer das publicações que falavam a respeito da norma, com isso, os contadores devem se atualizar. Confira as novas datas:

  • Industrias que apresentam faturamento anual igual ou superior a R$ 300 milhões estarão obrigadas a entregar a escrituração do Bloco K a partir de 1 de janeiro de 2017;
  • Industrias que apresentam faturamento anual igual ou superior a R$ 78 milhões a partir de 2018;
  • Para as demais empresas e comerciantes atacadistas a exigência valerá somente a partir 2019.

Para as empresas que não fornecerem as informações arroladas ao Bloco K, ou as entregar com inconsistências de dados, a multa poderá chegar à soma de 1% do valor total do estoque no período, conforme artigo 527.

De acordo com Francisco Arrighi, diretor da Fradema Consultores Tributários, esta prorrogação vai ajudar, e muito, as empresas e os escritórios especializados a ajustarem o estoque e a equipe responsável pelo monitoramento de toda essa gama de controles que a RFB passa agora a exigir.  Serão cruzamentos desde a chegada da matéria prima no estoque à sua transformação, as perdas e o produto acabado sendo vendido a distribuidoras ou revendas com outros NCM’s diferentes do NCM da matéria prima que entrou no estoque.

“Portanto, o profissional de contabilidade não mais poderá efetuar baixas de estoque da matéria prima, como muitas vezes vinha ocorrendo, não haverá mais possibilidade de baixas sem controle, o Governo passa com isso a ter controle total”, explica Arrighi.

Com todas estas mudanças, profissionais das áreas fiscais e contábeis deverão se atualizar quantos às medidas a serem tomados, pois precisarão fornecer ao Fisco, juntamente com o SPED, todas as informações relacionadas ao estoque, informações estas que se não atendidas, estarão passíveis de enormes multas e posterior aumento das fiscalizações.

Por meio de leituras eletrônicas, a Fradema está habilitada a realizar a verificação destas informações e assim minimizar os riscos de autuações, orientando a implantação, leitura eletrônica dos dados contábeis com entradas e saídas de matéria prima e produto acabado.

É interessante ressaltar que, com esta nova medida, as empresas terão a oportunidade de aprimorar suas operações de estoque, podendo assim ter um maior controle sobre as movimentações de entrada e saída, diminuindo significativamente a incidência de erros.

Sobre a Fradema Consultores Tributários

Com atuação desde 1988, a Fradema Consultores Tributários possui forte atuação no contexto judicial e administrativo nas esferas federal, estadual e municipal, com sedes em todo o território nacional como nos estados do Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Amazonas.

A empresa elabora com eficiência e competência, defesas e pareceres, revisando todos os procedimentos a serem feitos baseados na legislação, a fim de tomar medidas apropriadas para cada caso. Tudo fundamentado em um planejamento cuidadoso e de uma supervisão fiscal permanente por parte da empresa. Por conta disso, hoje, a Fradema Consultores Tributários é uma das maiores e mais tradicionais empresas de consultoria tributária do País.

Os escritórios contam com um sistema informatizado desenvolvido pela própria Fradema nas áreas trabalhistas, contábil, fiscal, financeira, societária, gerencial e soluções via internet através de parcerias com empresas especializadas e para o total sucesso, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados e capacitados nas áreas onde atuam, utilizando-se ainda de colaboradores e consultores externos quando necessário.

Site: www.fradema.com.br | fradema@fradema.com.br