A Crítica

A Crítica


A crítica é absolutamente necessária para a gente evoluir. Crítica vem de crise, e se você sabe que a crise te impulsiona para o futuro, você entende que crítica é uma coisa ótima para você.

As pessoas confundem crítica com maldade. Tem crítico de arte, por exemplo, que não é crítico, é maldoso. Está lá para falar mal dos outros e não para observar alguma coisa e falar sobre ela. E na vida também é assim. Tem pessoas que passam por nós para nos fazer mal. Esses não criticam, mas destroem. São pessoas ruins, mal educadas, cruéis. Essa maldade não é crítica.

Considero a crítica sempre sensacional. Se alguém me pergunta se poderia fazer uma crítica ao meu trabalho, eu digo que sim, claro, e agradeço muito. Porque se aquela pessoa quer criticar algo que eu fiz, é sinal de que ela viu, leu, prestou atenção, quer me ajudar a melhorar. E pode, talvez, me orientar para um caminho muito mais valioso. É alguém que está sendo meu amigo.

A melhor crítica que existe no mundo é a mãe. Quando ela te chama atenção, desde pequeno, não é só bronca ou proibição. Normalmente sua mãe está fazendo uma crítica em relação a alguma coisa que você fez e que não foi tão boa. E aquela crítica quer te fazer corrigir aquilo, ou pensar melhor antes de fazer de novo, quer melhorar sua vida.

Cadastre-se no meu site para receber dicas e inspirações sobre trabalho e bem viver: www.flavialippi.com.br