8 dicas para fortalecer sua imagem como mulher no trabalho


Infelizmente nós mulheres ainda perdemos terreno para os homens quando a questão é carreira profissional. Os salários deles geralmente são mais altos e os cargos de liderança ainda são dominados pela força masculina. Se você é uma dessas mulheres que sabe que precisa virar a mesa, aí vão umas dicas poderosas para fortalecer sua imagem no trabalho.

  1. Peça. Em alto e bom som, fale exatamente o que quer. Não adianta dar pistas daquela promoção ou cargo que está tirando seu sono. Fale como quer e porque quer. As mulheres têm a tendência de interiorizar os sentimentos e acabam decepcionadas com o resultado e angustiadas no trabalho.
  2. Dê sua opinião. Gritar e pular do salto, não resolve absolutamente nada. Dar sua opinião significa: estudar o ambiente de trabalho e agir de acordo. Observe as pessoas e faça com que elas compreendam sua opinião sem criar atritos.
  3. Apareça. Saia da sua sala se apresente e mencione o novo projeto que está escrevendo. Se interesse pelo grupo, participe das reuniões, mostre autoconfiança.
  4. Amigos. Não espere tê-los no trabalho. Pare de se magoar com a atitude de fulano ou beltrano. Não comente sua chateação com ninguém. Apenas mantenha um distanciamento saudável e apropriado ao trabalho sem interferir na cervejinha do final de semana.
  5. Assuma suas glórias. Em vez de se preocupar com o que não sabe, aprimore o que sabe. No caminho aprenderá o que falta, mas aquele cargo é seu e não tenha dúvida do seu valor.
  6. Faça por partes. Hoje os escritórios estão naturalmente sobrecarregados e os profissionais assumem mais responsabilidades. Não fique sentindo-se sobrecarregada, desgastada e perdendo aquele tempo valioso. Ponha a mão na massa e defina metas. Faça uma coisa de cada vez e até o final. À distância entre os problemas diminui e aí aparecem soluções no caminho.
  7. Não assuma o que não deve. O cargo vem sempre com uma responsabilidade específica. Nunca assuma um papel que não cabe em sua função deixando seu líder diminuir sua autoridade. Se constituir uma oportunidade de crescimento na sua carreira, aceite. Se apenas se sentir feliz por que acha que seu chefe confiou em você. Esqueça. Faça o grupo se responsabilizar pela tarefa.
  8. Sorria sempre. Em uma reunião difícil, por insegurança e mitos, a mulher se apresenta séria e sisuda. Sorria, não se leve tão à sério. Senso de humor muda a reação dos outros e faz com que você consiga expor seu ponto de vista. Mude a situação deixando-os pensar que é uma mocinha bem obediente e, na verdade, é a mais pura educação e bom humor que transformam as regras estabelecidas.

Se você gostou e quer receber mais conteúdos como esse, cadastre-se em www.idhl.com.br

*Texto postado no meu antigo blog em 18/03/2005.